segunda-feira, 23 de maio de 2011

O porquê...

Sábado 21 de Maio, manhã. Uma das muitas minhas idas aos pregões, às cores, aos cheiros, às gentes da feira da ladra... Já lá foram? Estava uma manhã de sol fantástica, parecia uma daquelas manhãs da década de 80 ou 90, muita gente, muito para vender, muitos compradores, pouco ou nada no bolso para gastar.
Os meus gostos por militaria levam-me sempre a ter mais atenção para estes artigos. Ía eu a passar numa banquinha humilde e velha de um jovem e barulhento homem, e deparo-me com uma cruz de guerra de 1946; daquelas que dizem terem sido entregues aos Viriatos, e foram certamente testemunho de heroicidade na guerra do Ultramar,  num estado descuidado, mas com uma fita quase intacta, com as cores total e invejavelmente preservadas e a um preço que depois de negociado foi como a cereja (para quem gosta delas) no topo do bolo.
O metal precisava de uma franca e cuidada limpeza, a fita de uma grande lavagem e de um ou outro ponto para a unir.
Esta é a minha 2ª cruz de guerra, sinto que será a 2ªde muitas.
Este blogue surge da necessidade de ter um suporte on-line onde a medalha da cruz de guerra da Republica Portuguesa seja o objecto de estudo principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário